Engenho & Obra - Associação para o Desenvolvimento e Cooperação, ONGD
 
 

English  

Segue-nos

Entidade Formadora Certificada

 

Na qualidade de Entidade Promotora ou de Entidade Parceira e/ou Associada, a E&O participou/participa, nos seguintes Projectos:

2014

Habilitar = Desenvolvimento = Sustentabilidade
IGA Project
Projecto IGA no concurso EUROPE FOR CITIZENS PROGRAMME

O Projecto Inter Gera Ação (IGA), da Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto, uma das Escolas da Comunidade IPP, ganhou o 1º lugar do Concurso EUROPE FOR CITIZENS PROGRAMME, da Comissão Europeia. Esta foi a única proposta portuguesa aprovada no Concurso.

A E&O, para além de liderar um processo que resultou na mobilização de várias dezenas de parceiros nacionais e internacionais, foi responsável pela elaboração da candidatura (Departamento de Projecto E&O) e é um dos Parceiros do Projecto. O Projecto IGA tem como outros Parceiros: 4 Escolas do IPP, Instituto Superior de Engenharia (ISEP), Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG), Escola Superior de Educação (ESE) e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras (ESTGF), Nicolaus Copernicus University in Toruń (PL), Tandem Social SCCL (ES), AVEC Onlus (IT), Partners Albania, Center for Change and Conflict Management (AL), Ungarischer Schulverein (AT), Associação Nova Aurora Reabilitação e Reintegração Psicosocial (PT) e ΠΟΛΙΤΙΣΤΙΚΟ ΚΕΝΤΡΟ ΑΝΑΖΗΤΗΣΗ (CY).

O Projecto IGA propõe-se criar uma rede de Cidadania, que irá promover a divulgação dos direitos da Europa e disseminar as melhores práticas, estimulando o diálogo e a interacção entre grupos de cidadãos e instituições europeias para encontrar soluções para diversos tipos de exclusão social, no sentido da justiça social e de uma Europa mais sustentável. Envolve intervenientes e especialistas diversos de IES, ONG, autoridades locais, estudantes, professores, investigadores e empresários. As actividades previstas visam obter resultados concretos, consubstanciando parcerias duradouras, em interacção através de uma plataforma electrónica e através de encontros, potenciadores de trabalho futuro em rede. Prevista está ainda a criação de várias empresas sociais.

O orçamento global do IGA ascende a 214.356,00 €, tendo obtido um financiamento da Comissão no total de 127.959,00 €, tal como solicitado pelo Promotor.

ler mais »


2013

“CAPACITAR PARA OS PEQUENOS OFÍCIOS (CPO)” (Entidade Promotora)
» PROJECTO EM CURSO «

O Projecto “Capacitar para Pequenos Ofícios” foi candidato à iniciativa Prémios ao Valor Social CEPSA 2012, promovido pela Empresa. O Projecto visa promover a inovação social apoiando socialmente uma camada desfavorecida da população, tendo como objectivo específico, contribuir para a inclusão social das mulheres, fomentando a aquisição de competências, em contexto formal e não formal, visando o seu sucesso pessoal e profissional. Dirige-se preferencialmente a um grupo de 134 mulheres desempregadas da Freguesia de Paranhos, Concelho do Porto, sendo apoiado pela Junta de Freguesia de Paranhos (JFP). Estão previstas diversas actividades no âmbito deste Projecto: um “Espaço” de alfabetização, acções de sensibilização para a temática e a importância da alfabetização, ateliers de “Pequenos Ofícios” e Workshops subordinados às temáticas de empresas sociais/negócios sociais e Micro crédito.

ler mais »

Projecto co-financiado por:

 

2009 a 2011

“TEACHER QUALITY IN LUSOPHONE COUNTRIES” (Entidade Associada)

O Projecto “Teacher Quality in Lusophones Countries” insere-se na iniciativa EDULINK, Programa de Cooperação ACP-EU para o Ensino Superior, da Comissão Europeia. O Projecto visa desenvolver uma rede de formadores capaz de ministrar formação contínua a professores que se encontram inseridos no sistema educativo e que podem desempenhar o papel de peritos no desenvolvimento da educação básica ao nível regional. A Entidade Promotora deste Projecto é a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), um dos Fundadores da E&O. A E&O é Entidade Associada neste Projecto. Participam, na qualidade de Entidades Parceiras, a Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (ESEVC), a Universidade de Cabo Verde (UNICV), a Escola de Formação de Professores e Educadores (EFOPE) de São Tomé e Príncipe, a Universidade Pedagógica de Maputo e a Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL). A Universidade de Helsínquia é a entidade externa que procede à supervisão de todo o Projecto. O Projecto terá a duração de 36 meses, com inicio em Janeiro de 2009.

ler mais »

Projecto co-financiado por:

 

2008 a 2010

PROJECTO “AO SUL...” (Entidade Promotora)

O Projecto “AO SUL...” é uma proposta E&O, de intervenção para a sensibilização da opinião pública portuguesa para as realidades económicas, sociais, culturais e ambientais dos países em desenvolvimento, nomeadamente da Província de Malange em Angola, que prevê a concepção e a implementação de acções concertadas de Educação e Desenvolvimento, nas zonas Norte, Centro e de Lisboa e Vale do Tejo. O Projecto prevê a elaboração de um documentário em Angola, envolvendo activamente as comunidades locais de Malange na sua concepção e realização, um documentário sobre a vida, as expectativas, a cultura, a forma de relacionamento humano, a visão do mundo, os contrastes, os momentos de alegria e os momentos de tristeza, de populações de uma província do interior de Angola. Este suporte audiovisual que será designado “VIVER AO SUL”, permitirá sensibilizar a população de Portugal e de outros países.

ler mais »

Projecto co-financiado por:

 

“ELAS, no Norte e no Sul: as Mulheres no Desenvolvimento”

“ELAS, no Norte e no Sul: as Mulheres no Desenvolvimento”, é um Projecto de Educação para o Desenvolvimento (ED). Destina-se a sensibilizar a sociedade portuguesa para a necessidade de reconhecer e apoiar o papel das Mulheres no Desenvolvimento Global, nomeadamente no Sul, a capacitar mulheres rurais, artesãs e empresárias do Norte para analisar e intervir nos processos de desenvolvimento global, através da criação de laços e iniciativas partilhadas de solidariedade e ainda a criar espaços de intercâmbio entre agentes e beneficiários de projectos de desenvolvimento comunitário e cooperação internacional cujo objectivo é a capacitação e inclusão das mulheres.

ler mais »

Projecto co-financiado por:




DE LÉS A LÉS: SOLIDARIEDADE GLOCAL

O projecto "Lés a Lés" da AJPaz tem como principal finalidade sensibilizar e mobilizar as/os agentes locais de desenvolvimento para um consumo responsável e sustentável.

ler mais »

Projecto co-financiado por:

 

2007 a 2010

“CENTRO COMUNITÁRIO DE DILI – Timor-Leste” (Entidade Promotora)

Este Projecto foi iniciado em 2007, com a doação à E&O de uma verba, pela FENPROF, tendo esta Entidade Fundadora contratado a E&O, para aplicar a verba da doação para construção de uma Escola em Timor-Leste. Após ter sido conseguido o concurso de várias personalidades que viriam a ser determinantes para o processo, com particular destaque de Sexa. o Dr. José Ramos-Horta. A proposta inicial para a construção do Centro Comunitário em Bidau-Massau foi posteriormente abandonada, devido a dificuldades relacionadas com a Associação local por não se encontrar legalizada foi abandonada. Em meados de 2009, foi encontrar um Parceiro local credível, a ESTRELA da ESPERANÇA Foundation e viabilizar o início de todo o processo, com vista à construção do Centro Comunitário de Dili, agora na aldeia de Alto-Balide. A construção e reabilitação do novo edifício foram concluídas em Dezembro 2010, estando o Centro a funcionar em pleno, desde essa altura.

ler mais »

Projecto co-financiado por: